quarta-feira, 14 de outubro de 2009

UNÇÃO SEM LIMITES...É O QUE DEUS PREPAROU!!!!

SALMO 33:12
FELIZ A NAÇÃO CUJO DEUS É O SENHOR, E O POVO QUE ELE ESCOLHEU PARA SUA HERANÇA.


Descobertas recentes de petróleo a 7 mil metros abaixo da superfície do mar podem alçar o Brasil a um status de potência petrolífera e econômica.
A chamada Pré-sal é uma faixa de 800km de extensão por 200km de largura que vai do litoral de Sta Catarina ao Espírito Santo.

O petróleo encontrado nesta área que engloba 3 bacias sedimentares (Santos, Campos e Espírito Santo) é de qualidade superior aquele comumente extraido da camada Pós-sal, que fica acima da extensa camada de sal de 2 mil metros de espessura que dá nome às duas camadas.

A Petrobrás não descarta a hipótese que toda camada Pré-sal seja interligada, e suas reservas sejam como os técnicos chamam, unitilizadas, formando assim um imenso campo único de petróleo submerso.

Se as reservas do pré-sal de fato estiverem interligados, o governo estuda a criação de um novo marco regulatório que estabeleça cotas de extração para evitar que o petróleo seja "sugado" de áreas não licitas.

SÓCIOS PRIVADOS

A Petrobrás não perfura os poços sozinha. Das 48 áreas (entre pré-sal e pós-sal) explorados na Bacia de Santos, por exemplo, só 10 são explorados com exclusividade pela empresa.

A descoberta do campo de Tupi, por exemplo, única área de pré-sal cujas reservas foram direcionadas por meio de testes de produção até o momento, foi feita por um consórcio que incluia britânica BG (que vai ficar com 25% do que o campo produzir) a portuguesa GALP ENERGIA (que ficará com 10%) e a PETROBRÁS (que terá direito à 65%). O mesmo acontecdendo com os outros campos, com porcentuais e empresas diferentes.

O campo de Tupi só deve atingir seu pico de produção a partir de 2017.

MAMUTE

Apesar da histeria atual em torno do pré-sal, a discussão sobre sua potencialidade não é nova. Desde meados dos anos de 1970, os geólogos da Petrobrás apostaram na existência de um mamute de petróleo na camada - forma como são chamados os campos gigantes pelos especialistas, mas não despunham de tecnologia adequada para sua prospecção.

No final da décad de 79 a empresa conseguiu perfurar poços que alcançaram o pré-sal na bacia de campos, mas as descobertas confirmadas não foram significativas.

A expectativa de se encontrar uma considerável quantidade de petróleo após a camada de sal ressurgiram com mais força em 2005, com o anúncio da descoberta do megacampo de Tupi, uma reserva estimada pela petrobrás de 5 à 8 bilhões de barris de petróleo.

NUMEROS

No momento, há uma enorme especulação sobre quantos barris de petróleo pode conter o pre sal. Uma estimativa não-ufanista feita pelo Credit Suisse, fala em algo entre 30 e 50 bilhões de barris - o que já aumentaria em cerca de 4x as reservas provadas brasileiras, que contavam com 12,1 bilhões de barris em Janeiro deste ano.

Mas os números podem ser ainda maiores. Alguns acfreditam que o pré-sal poderia esconder no mínimo 100 bilhões de barris - que colocaria o Brasil em 6° lugar entre as maiores reservas de petróleo do mundo.

Já outros, como um exd-diretor da AGENCIA NACIONAL DE PETRÓLEO, Newton Monteiro, chegaram a afirmar que o pré-sal pode guardar 338 bilhões de barris, o que faria do Brasil o maior detento de reserva provadas do mundo, superando de longe a Aráboa Saudita - hoje com 264 bilhões de barris.

Para efeito comparativo, se o preço por barril de petróleo cai para US$100 dólares, os 338 bilhões de barris dariam uma renda em potencial de US$33,8 trilhões de dólares. Quase 3x o PIB dos EUA ou 19x o PIB Brasileiro.


Escrito por: Marcelo Netto Rdrigues



QUANTA RIQUEZA EXISTE EM NOSSO PAÍS...TOMARA QUE ESSE TESOURO SURPREENDA À TODOS NÓS POSITIVAMENTE E COLOQUE O BRASIL NO TOPO DO CENÁRIO MUNDIAL DO PETRÓLEO....

Nenhum comentário:

Postar um comentário